Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SuperDir recebe empresários, gestores e criadores do campo da moda para ações contra a homofobia

O encontro gerou uma proposta de seminário sobre moda e diversidade no mês de junho deste ano, antecedendo o Fashion Rio


O Instituto Ser Sustentável com Estilo e o Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design solicitaram uma reunião com o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir) da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento para conhecer um pouco mais sobre o Programa Rio sem Homofobia e criar políticas públicas no campo da moda, sob a perspectiva LGBT.

“A reunião foi ótima! Nos próximos meses iremos acertar os detalhes do primeiro Seminário Moda Diversidade, que será um encontro para refletir e encaminhar propostas concretas sobre o papel da moda na promoção de direitos. Sempre com o objetivo de pensar a moda como um espaço de inclusão”, explicou o coordenador do Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento.


O estilista Alexandre Herchcovitch esteve no encontro e destacou que a comunidade LGBT não possui os mesmos direitos. “Sou o maior defensor dos direitos iguais. Tudo que eu puder fazer para ajudar no combate à homofobia será feito. Estou disposto a combater qualquer tipo de preconceito: racial, religioso e sexual”, finalizou.

Fashion é respeitar

A apresentadora de TV e consultora de moda sustentável, Chiara Gadaleta disse que o principal objetivo do Instituto Ser Sustentável com Estilo é incluir promover a diversidade. “A moda é um campo fértil para se discutir temas sociais. Sob a ótica da sustentabilidade, temos os três erres: Reuso, Reciclagem e Reaproveitamento. Eu incluo um quarto erre: o do Respeito!”, enfatizou Gadaleta.

Para o Robert Guimarães, do Instituto Brasileiro de Cultura Moda e Design, “juntar forças é sempre bom. A moda, a cultura e a diversidade têm muito em comum. Temos muita sinergia e juntos venceremos!”, orgulhou-se.

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Cultura, das secretarias de Estado de Cultura, Trabalho e Renda; além do empresário Paulo Borges, da estilista Julia Valle e do mestre em Sociologia da Cultura, Fernando Hage.


Nenhum comentário:

Postar um comentário