Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Governo do Estado anuncia núcleo de atendimento LGBT em Madureira, Copacabana e Campo Grande

Como estratégia para aproximar a população dos serviços de promoção dos direitos humanos, o Governo do Estado, através da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está implementando, em parceira com o Governo Federal, o Centro Metropolitano de Referência e Promoção da Cidadania LGBT do Estado RJ, que conta com atendimento integrado nas áreas de direito, assistência social e psicologia, garantindo acesso a direitos e serviços.

“É importante esclarecer que estes serviços não configuram uma instalação de uma Delegacia LGBT. Na verdade, esta ação refere-se ao Núcleo de Atendimento Descentralizado IV, em Madureira, que promoverá o acolhimento, atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento de pessoas vítimas de violência homofóbica, amigos e familiares, garantindo acesso a direitos, serviços e políticas públicas”, explica o coordenador do Programa Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

Já está em funcionamento o Núcleo de Atendimento Descentralizado I, localizado na Central do Brasil e até o dia 17 de maio de 2011 - Dia Nacional de Combate à Homofobia - serão implementados mais três: em Campo Grande, Copacabana e Madureira. O Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento ainda prevê a implementação do Centro de Referência LGBT em Duque de Caxias até o final de fevereiro deste ano. Até 2012, serão 12 CRs LGBT instalados em todas as regiões do estado do RJ.

Um comentário:

  1. tenho uma reivindicação a fazer a superintendência. O carnaval está chegando e como todos sabem a Farme de Amoedo é o principal reduto LGBT da cidade. Porém, todo ano acontece o mesmo abuso de autoridade por parte dos policiais. Spray de pimenta como ferramenta para liberar a rua. Não vejo isso ser feito em nenhum bloco ( Bola Preta, Monobloco) que desfila pela cidade. Mas na Farme, todo ano é a mesma coisa. Até quando?

    ResponderExcluir