Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nota de Repúdio às declarações da deputada estadual Myrian Rios


Em nome do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro, repudio veementemente as declarações - irresponsáveis e equivocadas da deputada estadual Myrian Rios no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a respeito da homossexualidade, relacionando-a à prática de pedofilia.

A homossexualidade e a pedofilia são totalmente distintas entre si. Homossexualidade está no campo da sexualidade e que é tão sadia e lícita quanto a heterossexualidade; diferentemente da pedofilia - esta sim, uma doença que deve ser tratada como tal.


Jamais em uma entrevista de emprego devemos levar em consideração a orientação sexual do profissional , mas sim a sua capacidade de execução das tarefas. Tal postura se configura como um atentado violento à cidadania e aos direitos humanos de lésbicas, gays, travestis e transexuais e que deve ser combatida.

É com muita preocupação que vejo uma parlamentar fluminense ir à direção contrária das políticas de promoção da cidadania e dos direitos humanos. Reforço que, apesar de declarações infelizes como as que proferiu Myrian Rios, o estado do Rio de Janeiro possui o Programa Estadual Rio sem Homofobia, com políticas públicas sérias de combate à homofobia, como esta deflagrada pela equivocada deputada.

Cláudio Nascimento

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário