Cinema, teatro e serviços disponibilizados à população LGBT são algumas das medidas do Programa Rio sem Homofobia para marcar o 28 de Junho
Após o espetáculo BENT, que reestreia amanhã (28) no Teatro das Artes – Gávea, ocorrerá um debate, cujo título é "Homofobia e Anti-Semitismo, dos anos 40 aos dias atuais", com secretário do Ambiente, Carlos Minc e o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento. E, a partir de 1º até 10 de julho acontece o Rio Festival Gay de Cinema no Odeon Petrobras e no Cine Cultural Justiça Federal.
“A promoção da cidadania da população LGBT perpassa inclusive pelo conhecimento de sua própria história. É fundamental que o Programa Estadual Rio sem Homofobia estimule e apoie qualquer iniciativa artística que valorize, esclareça e difunda a cultura e história LGBT; além é claro de todos os nossos serviços de acolhimento, atendimento e acompanhamento de vítimas de homofobia, através do Disque Cidadania LGBT (0800 023 4567) e do Centro de Referência LGBT”, afirma o também coordenador do Programa Estadual Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento.
BENT
Escrita pelo dramaturgo e roteirista norte-americano Martin Sherman, BENT tornou-se rapidamente um clássico no final da década de 70 e chegou às telas de cinema, com roteiro do próprio autor, no fim dos anos 90. Com grande força dramática, a peça fala da perseguição dos nazistas às minorias, em particular aos homossexuais, e confronta o público com os horrores dos campos de concentração. Até o lançamento de BENT no West End, em Londres, estrelada pelo grande ator, e também homossexual assumido e militante, Ian McKellen, essa perseguição do nazismo aos homossexuais e ou tras minorias, como os ciganos, por exemplo, não era ainda bastante conhecida ou debatida.
As pessoas que comparecerem ao teatro durante toda a temporada com o bottom da campanha terão desconto no ingresso de 50% e também receberão material de divulgação da campanha Rio sem Homofobia.
Rio Festival Gay de Cinema
O Rio Festival Gay de Cinema é o festival internacional de filmes LGBT de ficção, documentário e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e estrangeiros. Foram selecionados 6 longas e 35 curtas metragens, brasileiros e estrangeiros. Cinco longas estreiam no festival. O festival tem a cara do Rio de Janeiro e é dedicado a todos os apaixonados pelo Cinema Internacional LGBT.
35 filmes participam da Competição de Curta, sendo que 28 deles são inéditos. Brasil, EUA, Polônia, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan estão na disputa. Os melhores filmes serão escolhidos pelo público e Júri Especializado, e ganharão o Troféu do Rio Festival Gay de Cinema 2011.