Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Governo do Estado marca presença na 15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio


Patrocínio e apoio foram as ações das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; Cultura; Saúde e Defesa Civil


A Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos (SuperDir) da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos patrocinou o evento, juntamente com a Petrobras e a Prefeitura do Rio. Foram investidos R$ 354 mil pela SuperDir, no terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro – dados da RIOTUR. A 15ª Parada do Orgulho LGBT-Rio reuniu mais de 1,2 milhão de participantes e contou com 13 trios elétricos que coloriram a orla de Copacabana.

A SuperDir levou para Copacabana 3 trios elétricos que representavam os três segmentos populacionais que atende no 7º andar do prédio da Central do Brasil: LGBT, religiosos e pessoas vivendo com HIV/Aids e outras doenças. O Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, discursou na abertura: “Possuímos um Centro de Referência que promove a cidadania LGBT, com apoio jurídico, social e psicológico. Também nos preocupamos em atuar, junto com a Secretaria de Segurança, no combate aos crimes homofóbicos”.

Para o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, “a Parada tem um significado muito especial pra mim. Há 15 anos, junto com amigos e com o Grupo Arco-Íris, tivemos a ideia de fazer a primeira Parada. Hoje me sinto debutando, é um momento de plena felicidade pra mim”; e continua: “a SuperDir não só apoia com recursos e estrutura, mas também com políticas públicas, como o Rio sem Homofobia. Hoje estamos aqui com 3 trios divulgando nossos serviços. Trabalhamos com uma série de ações para contribuir contra a homofobia e a discriminação”.




Ação Orgulho, Saúde, Cultura e Cidadania

Uma grande ação dentro da 15ª Parada distribuiu 1 milhão de insumos durante todo o dia de domingo (mil doses da vacina para prevenção da hepatite B, mais de 500 mil preservativos - entre eles teen, feminino e extra – e materiais informativos sobre DST/Aids, saúde e cidadania).

Com três tendas (50 m2 cada) espalhadas pela orla, a ação teve apoio da Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados; da Coordenação Estadual de Hepatites Virais; da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos); Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; da Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) e Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário