Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Empenho da sociedade civil e governo do Estado do Rio ajudam no caso de Douglas Marques, vítima de homofobia

Em menos de uma semana, a luta de LGBT por um Rio sem homofobia ganhou uma importante vitória: dois militares reconheceram participar do crime com motivação homofóbica contra o estudante Douglas Marques, baleado no dia 15 de novembro no Parque Garota de Ipanema (Arpoador). O caso, investigado pelo delegado Fernando Veloso, da 14ª DP, contou também com outros agentes que contribuíram para a identificação dos autores. A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEAS/DH-RJ) prestará apoio jurídico à família da vítima através do Centro de Referência de Promoção à Cidadania LGBT.

O Superintendente - e Presidente do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro - Cláudio Nascimento, destaca a importância de um suporte total para que não haja impunidade: “o apoio da família, o comprometimento e o trabalho realizado pela Polícia do Estado, bem como a coragem e a consciência das testemunhas foram importantes fatores para a rápida identificação dos autores deste caso”, comenta Nascimento, que prestou assistência à família da vítima na manhã de quinta-feira (18 de novembro) e acompanhou o jovem ao Hospital Miguel Couto.



Nascimento lembra, ainda, que a coragem em denunciar crimes como esse é um importante passo contra a homofobia e para a conquista de uma sociedade mais igualitária de direitos: “As testemunhas têm seu sigilo e privacidade assegurados. Casos sem prova material dependem de testemunho. Calar-se contribui para que a impunidade vença”.

A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir) é a responsável pela execução do Programa Rio Sem Homofobia – conjunto de ações estratégicas visando a promoção da diversidade sexual e da cidadania LGBT dentro do Governo e entre a sociedade fluminense. Dentre os serviços oferecidos pela SuperDir, está o Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBT (um na cidade do Rio e outro em Nova Friburgo) - um espaço de acolhimento de vítimas de violência de natureza homofóbica, de orientação sobre direitos civis e de apoio psicológico e jurídico. Quem quiser esclarecer dúvidas, receber orientações ou mesmo denunciar, pode também entrar em contato com a SuperDir pelo serviço Disque Cidadania LGBT (0800 0234567).

Nenhum comentário:

Postar um comentário