Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tambores da Paz


Evento conta com o apoio do Governo do Estado e acontece dia 30/4 (sexta-feira) às 19h nos Arcos da Lapa

Realizado pelo Afoxé Oju Aiye, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, o evento contará com a participação de autoridades públicas e representantes de movimentos sociais e culturais de Afoxés, blocos e bandas de música afro-contemporânea. A bandeira de luta é em defesa da liberdade religiosa e direitos humanos, onde os artistas estarão reivindicando uma cultura de paz, a partir do respeito à liberdade religiosa.

Os blocos-afro sempre tiveram uma característica de mobilização política. A partir de sua resistência cultural, vêm reunindo pessoas em torno das discussões de enfrentamento da discriminação em seus diversos níveis.

“Neste encontro intitulado Tambores da Paz, os blocos e afoxés estarão promovendo a discussão sobre a diversidade e liberdade religiosa. É dever do poder público apoiar e fomentar ações como essa que auxiliam na construção de uma sociedade mais harmoniosa e desprovida de preconceitos”, atenta o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento.

Os blocos Oju Aiye, Filhos de Ghandi, Bloco de Conga, FEBARJ, Expressão Percussiva, Guerreiros da Guia, Imalê Ifé e Treme Terra estarão presentes no evento.

Serviço
Tambores da paz
Data: 30 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Arcos da lapa
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Diego Cotta
Tels: 21 2284 2475 | 2234 9621 | 8158 9692

SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS

Rio de Janeiro, 30 de abril e 1º de maio de 2010

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos em parceria com o Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro realizam o Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais que se realizará nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2010 no Hotel Golden Park com o tema “Unindo Esforços, Ampliando Conquistas: Políticas Públicas para Lésbicas e Mulheres Bissexuais”.

O objetivo do seminário é construir políticas públicas voltadas para lésbicas e mulheres bissexuais. Temas como segurança pública, polícias, sistema penitenciário, legislação, educação, informação, pesquisa, saúde, meio ambiente, assistência social, trabalho, renda, cultura, turismo, esporte e lazer também serão debatidos no encontro.

“O público alvo deste seminário são lésbicas e mulheres bissexuais, bem como gestoras e gestores públicos do Rio, e todas as pessoas interessadas no tema. Em breve, lançaremos o programa Rio sem Homofobia que com certeza abarcará várias das diretrizes traçadas neste seminário. É o poder público unindo-se à sociedade civil organizada a fim de atuar de forma estratégica nas suas ações”, explica o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento.

Para a membro do Fórum Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais e coordenadora do Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Maria Fatima Silva “o seminário é uma grande oportunidade de aproximação, discussão e abertura de diálogo com gestores públicos, pois visa à construção de políticas públicas para o nosso segmento”. E complementou: “é um grande avanço para o fortalecimento de nosso Movimento”.

O início do Seminário será no dia 30 de abril de 2010 às 18 horas, no Hotel Golden Park com uma oficina específica para gestoras e gestores Públicos do Estado e as discussões ocorrerão ao longo do dia 1º de maio das 09 às 18 horas com a participação das Lésbicas e Mulheres Bissexuais prioritariamente.

Serviço
SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS
Data: 30 de abril e 1º de maio de 2010
Local: Hotel Golden Park (Rua do Russel, 374 - Glória)
Horário: 30 de abril de 2010 às 18 horas | 1º de maio das 09 às 18 horas
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Diego Cotta
Tels: 21 2284 2475 | 2234 9621 | 8158 9692

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONSELHO DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ELEGE SUA MESA DIRETORA

CONSELHO DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ELEGE SUA MESA DIRETORA

Em reunião ocorrida na última terça-feira, dia 13 de abril, os membros do Conselho de Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro - instrumento para a defesa e a promoção dos direitos da população LGBT em nosso Estado e formado por cerca de 40 representantes, entre pessoas ligadas ao movimento social LGBT e Direitos Humanos, poder público e personalidades – elegeu sua Mesa Diretora.

Os/as conselheiros/as elegeram para a Presidência da Mesa Diretora Cláudio Nascimento Silva – gestor público e Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEAS-DH/RJ. Também estarão ocupando cargos representativos Majorie Machi da ASTRA-Rio como Vice-Presidente, Júlio Moreira do Grupo Arco-Íris como 1º Secretário e Jéssica Almeida, Subsecretária de Ensino, Valorização e Projeto Educação da Secretaria de Estado Segurança Pública – SESEG na função de 2º Secretária do CELGBT-.

“O Conselho de Direitos da População LGBT é um instrumento importantíssimo para consolidar e ampliar a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Temos muito trabalho pela frente e o desafio de colaborar para a construção de uma sociedade democrática e que respeite a diversidade. Como presidente deste Conselho farei o todo o esforço para que se cumpra sua missão” explica Cláudio Nascimento.

O Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro (CELGBT-RJ), tem entre os seus objetivos os elaborar, acompanhar, monitorar, fiscalizar e avaliar a implantação de políticas públicas para LGBT no Estado. O CELGBT foi criado por decreto estadual de nº 41.798, de 02 de abril de 2009 e a nomeação de seus membros pelo decreto de 10 de agosto de 2009.

O Regimento Interno do CELGBT-RJ foi publicado no dia 22 de abril de 2010 pela resolução de nº 232 da SEASDH. O Conselho tem mensalmente sua sessão ordinária. A próxima sessão está marcada para o dia 04 de maio.

Informações para a imprensa
Márcia Vilella e Diego Cotta
21 2284 2445 | 8158 9692 | 8158 9715

Dica para entrevista
Cláudio Nascimento Silva
Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos
claudio.nascimentosilva@gmail.com
(021) 8596-5154 e 9144-9977

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS

CONVOCATÓRIA

SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS

Rio de Janeiro, 30 de abril e 01 de maio de 2010

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 19 DE ABRIL DE 2010

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos em parceria com o Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro convidam para o Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais que se realizará nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2010 no Hotel Golden Park com o Tema “Unindo Esforços, Ampliando Conquistas: Políticas Públicas para Lésbicas e Mulheres Bissexuais”.

Com o objetivo de construir políticas públicas voltadas às Lésbicas e Mulheres Bissexuais o Seminário discutirá os seguintes eixos temáticos:

I – Segurança Pública, Polícias e Sistema Penitenciário;

II – Direitos, Justiça e Legislação;

III – Educação, Informação e Pesquisa;

IV – Proteção Integral à Saúde e Meio Ambiente;

V – Assistência Social, Trabalho e Renda;

VI – Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O público alvo deste seminário são Lésbicas e Mulheres Bissexuais, bem como Gestoras e Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, e todas as pessoas interessadas no tema.

O início do Seminário será no dia 30 de abril de 2010 às 18 horas, no Hotel Golden Park com uma oficina específica para Gestoras e Gestores Públicos do Estado e as discussões ocorrerão ao longo do dia 01 de maio das 09 às 18 horas com a participação das Lésbicas e Mulheres Bissexuais prioritariamente.

As vagas são limitadas às 80 primeiras inscrições e deverão ser feitas pelo email seminariolesbicas.rj@gmail.com através da ficha em anexo.