quarta-feira, 28 de abril de 2010
Tambores da Paz
Evento conta com o apoio do Governo do Estado e acontece dia 30/4 (sexta-feira) às 19h nos Arcos da Lapa
Realizado pelo Afoxé Oju Aiye, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, o evento contará com a participação de autoridades públicas e representantes de movimentos sociais e culturais de Afoxés, blocos e bandas de música afro-contemporânea. A bandeira de luta é em defesa da liberdade religiosa e direitos humanos, onde os artistas estarão reivindicando uma cultura de paz, a partir do respeito à liberdade religiosa.
Os blocos-afro sempre tiveram uma característica de mobilização política. A partir de sua resistência cultural, vêm reunindo pessoas em torno das discussões de enfrentamento da discriminação em seus diversos níveis.
“Neste encontro intitulado Tambores da Paz, os blocos e afoxés estarão promovendo a discussão sobre a diversidade e liberdade religiosa. É dever do poder público apoiar e fomentar ações como essa que auxiliam na construção de uma sociedade mais harmoniosa e desprovida de preconceitos”, atenta o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento.
Os blocos Oju Aiye, Filhos de Ghandi, Bloco de Conga, FEBARJ, Expressão Percussiva, Guerreiros da Guia, Imalê Ifé e Treme Terra estarão presentes no evento.
Serviço
Tambores da paz
Data: 30 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Arcos da lapa
Entrada Franca
Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Diego Cotta
Tels: 21 2284 2475 | 2234 9621 | 8158 9692
SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos em parceria com o Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro realizam o Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais que se realizará nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2010 no Hotel Golden Park com o tema “Unindo Esforços, Ampliando Conquistas: Políticas Públicas para Lésbicas e Mulheres Bissexuais”.
O objetivo do seminário é construir políticas públicas voltadas para lésbicas e mulheres bissexuais. Temas como segurança pública, polícias, sistema penitenciário, legislação, educação, informação, pesquisa, saúde, meio ambiente, assistência social, trabalho, renda, cultura, turismo, esporte e lazer também serão debatidos no encontro.
“O público alvo deste seminário são lésbicas e mulheres bissexuais, bem como gestoras e gestores públicos do Rio, e todas as pessoas interessadas no tema. Em breve, lançaremos o programa Rio sem Homofobia que com certeza abarcará várias das diretrizes traçadas neste seminário. É o poder público unindo-se à sociedade civil organizada a fim de atuar de forma estratégica nas suas ações”, explica o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento.
Para a membro do Fórum Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais e coordenadora do Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Maria Fatima Silva “o seminário é uma grande oportunidade de aproximação, discussão e abertura de diálogo com gestores públicos, pois visa à construção de políticas públicas para o nosso segmento”. E complementou: “é um grande avanço para o fortalecimento de nosso Movimento”.
O início do Seminário será no dia 30 de abril de 2010 às 18 horas, no Hotel Golden Park com uma oficina específica para gestoras e gestores Públicos do Estado e as discussões ocorrerão ao longo do dia 1º de maio das 09 às 18 horas com a participação das Lésbicas e Mulheres Bissexuais prioritariamente.
Serviço
SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS
Data: 30 de abril e 1º de maio de 2010
Local: Hotel Golden Park (Rua do Russel, 374 - Glória)
Horário: 30 de abril de 2010 às 18 horas | 1º de maio das 09 às 18 horas
Entrada Franca
Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Diego Cotta
Tels: 21 2284 2475 | 2234 9621 | 8158 9692
segunda-feira, 19 de abril de 2010
CONSELHO DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ELEGE SUA MESA DIRETORA
ELEGE SUA MESA DIRETORA
Em reunião ocorrida na última terça-feira, dia 13 de abril, os membros do Conselho de Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro - instrumento para a defesa e a promoção dos direitos da população LGBT em nosso Estado e formado por cerca de 40 representantes, entre pessoas ligadas ao movimento social LGBT e Direitos Humanos, poder público e personalidades – elegeu sua Mesa Diretora.
Os/as conselheiros/as elegeram para a Presidência da Mesa Diretora Cláudio Nascimento Silva – gestor público e Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEAS-DH/RJ. Também estarão ocupando cargos representativos Majorie Machi da ASTRA-Rio como Vice-Presidente, Júlio Moreira do Grupo Arco-Íris como 1º Secretário e Jéssica Almeida, Subsecretária de Ensino, Valorização e Projeto Educação da Secretaria de Estado Segurança Pública – SESEG na função de 2º Secretária do CELGBT-.
“O Conselho de Direitos da População LGBT é um instrumento importantíssimo para consolidar e ampliar a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Temos muito trabalho pela frente e o desafio de colaborar para a construção de uma sociedade democrática e que respeite a diversidade. Como presidente deste Conselho farei o todo o esforço para que se cumpra sua missão” explica Cláudio Nascimento.
O Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro (CELGBT-RJ), tem entre os seus objetivos os elaborar, acompanhar, monitorar, fiscalizar e avaliar a implantação de políticas públicas para LGBT no Estado. O CELGBT foi criado por decreto estadual de nº 41.798, de 02 de abril de 2009 e a nomeação de seus membros pelo decreto de 10 de agosto de 2009.
O Regimento Interno do CELGBT-RJ foi publicado no dia 22 de abril de 2010 pela resolução de nº 232 da SEASDH. O Conselho tem mensalmente sua sessão ordinária. A próxima sessão está marcada para o dia 04 de maio.
Informações para a imprensa
Márcia Vilella e Diego Cotta
21 2284 2445 | 8158 9692 | 8158 9715
Dica para entrevista
Cláudio Nascimento Silva
Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos
claudio.nascimentosilva@gmail.com
(021) 8596-5154 e 9144-9977
sexta-feira, 16 de abril de 2010
SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS
CONVOCATÓRIA
SEMINÁRIO ESTADUAL DE LÉSBICAS E MULHERES BISSEXUAIS
Rio de Janeiro, 30 de abril e 01 de maio de 2010
INSCRIÇÕES A PARTIR DE 19 DE ABRIL DE 2010
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos em parceria com o Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro convidam para o Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais que se realizará nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2010 no Hotel Golden Park com o Tema “Unindo Esforços, Ampliando Conquistas: Políticas Públicas para Lésbicas e Mulheres Bissexuais”.
Com o objetivo de construir políticas públicas voltadas às Lésbicas e Mulheres Bissexuais o Seminário discutirá os seguintes eixos temáticos:
I – Segurança Pública, Polícias e Sistema Penitenciário;
II – Direitos, Justiça e Legislação;
III – Educação, Informação e Pesquisa;
IV – Proteção Integral à Saúde e Meio Ambiente;
V – Assistência Social, Trabalho e Renda;
VI – Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
O público alvo deste seminário são Lésbicas e Mulheres Bissexuais, bem como Gestoras e Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, e todas as pessoas interessadas no tema.
O início do Seminário será no dia 30 de abril de 2010 às 18 horas, no Hotel Golden Park com uma oficina específica para Gestoras e Gestores Públicos do Estado e as discussões ocorrerão ao longo do dia 01 de maio das 09 às 18 horas com a participação das Lésbicas e Mulheres Bissexuais prioritariamente.
As vagas são limitadas às 80 primeiras inscrições e deverão ser feitas pelo email seminariolesbicas.rj@gmail.com através da ficha em anexo.