Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social

e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro | Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval do Rio 2010: Eventos gays terão policiamento reforçado



A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAS.DH), através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SUPERDir) solicitou e foi atendido pela Secretaria de Segurança Pública, através da Subsecretaria de Ensino e Programas de Prevenção, a operacionalização de plano de ação para policiamento preventivo e diferenciado nos eventos e locais de freqüência de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Carnaval da Cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

O plano de ação para policiamento preventivo e diferenciado nos eventos LGBT tem como objetivo contribuir para a diminuição de atos de violência e discriminação contra os homossexuais provocados por gangues e grupos homofóbicos durante o Carnaval, principalmente no Centro e Zona Sul da Cidade que concentram os bailes e blocos, além das praias. Denúncias feitas a Superintendência e o histórico de carnavais passados demonstram que há necessidade de uma ação direcionada.




A SuperDir terá um plantão 24 horas de recebimento de denúncias e orientação aos LGBT vítimas de homofobia no Rio de Janeiro, como segue abaixo:




Sexta-feira (12/02)
8311-6534


Sábado (13/02)
8311-6535


Domingo (14/02)
8311-6536


Segunda-feira (15/02)
8311-6537


Terça-feira (16/02)
8311-6538


Policiais militares e civis estarão orientados e os locais, eventos e arredores de freqüência gay serão reforçados. A orientação é para que todas as vítimas liguem para o plantão e façam registro de ocorrência nas delegacias da discriminação e violência sofridas. Veja abaixo algumas dicas de segurança.

Recomendações para um carnaval mais seguro


(Fonte: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT)


- Fique de olho na sua bebida, não aceite nada de desconhecido. Não largue seu copo ou lata, Você pode ser feito vítima de Boa Noite Cinderela (golpe do doping com pílulas na bebida);
-Procure sair sempre acompanhado e avise aos os amigos caso você saia com alguém desconhecido;
- Leve somente a quantidade de dinheiro necessário. Evite andar com objetos de valor (jóias, relógios, câmeras, etc..).
- Leve apenas a sua identidade, se possível uma cópia. Quanto a documentos perdidos você pode fazer o registro de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
- Se dirigir não beba. Se beber não dirija. Nesse caso, dê a direção do seu carro para um amigo sóbrio ou vá de taxi.
- Se ouvir provocações ou algo fora da lei, não brigue, não acabe sua folia. Em caso de discriminação e violência em razão de orientação sexual ligue durante o carnaval para o plantão 24 horas de recebimento de denúncias e orientação aos LGBT vítimas de homofobia no Rio de Janeiro e ligue imediatamente para 190 indicando o local e fato;
- Não leve desconhecidos para casa, você pode dormir e acordar sem nada, ou pior nem acordar. Prefira um motel.
- Evite usar drogas, passar o carnaval na “colocação” ao invés de lhe trazer alegria, pode lhe dar uma baita dor de cabeça.
- A polícia está orientada para garantir uma segurança cidadã, respeitando a todos. Faça a sua parte.

Contatos para imprensa:

Cláudio Nascimento (Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos/SUPERDir-SEASDH)

(21) 9169-2064 e 2334-5545/5546

Jessica Oliveira de Almeida (Subsecretária de Ensino e Programas de Prevenção/SESEG)

(21) 8596-6415 e 2334-9468